Consolidação do mercado de Telecom deve vir antes do leilão da 5G, prevê CEO da TIM

Pietro Labriola, presidente da TIM Brasil, entende que a venda da Oi móvel e da Nextel devem se concretizar para que as regras do leilão de frequências estejam em dia com o quadro de consolidação. Ele defende que o leilão deva estabelecer metas agressivas de cobertura ao invés de cobrar alto pelo espectro e não vê perspectivas em operações locais.
O CEO da TIM Brasil, Pietro Labriola, afirmou hoje, 5, que a empresa tem interesse em analisar a compra da operadora móvel da Oi, visto que a confirmação de sua venda se deu na semana passada, com o anúncio da contratação do analista financeiro pelo COO da concessionária, Rodrigo Abreu. Conforme Labriola, o principal interesse da TIM nesse ativo são as frequências que a Oi dispõe, cuja aquisição pode permitir barateamento da construção da infraestrutura.

“Quanto mais frequência se tem, mais se gera valor para a indústria móvel. Com menos frequência, é preciso instalar mais antenas, mais gastos com aluguel, energia, manutenção. Diferentemente do que acontece em outras situação de fusão e aquisição (M&A), no nosso caso, as frequências da Oi são o ativo mais importante”, afirmou o executivo.

Ao mesmo tempo em que vê como tendência o adiamento do leilão da 5G para o segundo semestre do próximo ano, Labriola avalia que houve uma aceleração no movimento da Oi com esse anúncio. “Há cinco meses, a venda das operações móveis da Oi não estava na mesa, eram só assets não estratégicos. Agora, com a confirmação da contratação do adviser financeiro, é muito mais provável que a venda ocorra antes do leilão”, avalia.

E, para o executivo, a definição de regras para a compra de frequências da 5G a serem colocadas à venda pela Anatel com um mercado já consolidado trará mais transparência, visto que alguns limitadores existentes atualmente perderão a razão de existir.

Título: Consolidação do mercado de Telecom deve vir antes do leilão da 5G, prevê CEO da TIM
Atualizada: dezembro 13th, 2019
Autor: APW Brasil
« De volta para Notícias