Ericsson vê rede 5G em operação no Brasil até 2021, diz presidente

Eduardo Ricotta disse que a companhia está trabalhando em colaboração com outras operadoras e a Anatel, para testar a tecnologia antes da licitação.

São Paulo — A fabricante sueca de equipamentos de telecomunicações Ericsson espera que a rede móvel 5G do Brasil entre em operação até o início de 2021, vários meses depois do leilão de espectro agendado para março do ano que vem, disse à Reuters o presidente da companhia para América Latina e Cone Sul, Eduardo Ricotta.

A companhia está trabalhando em estreita colaboração com as operadoras de telefonia e a agência reguladora do setor, a Anatel, para testar a tecnologia antes da aguardada licitação, afirmou o executivo, em entrevista na quinta-feira.

De acordo com ele, o ritmo de implementação do 5G no Brasil dependerá do plano estratégico de cada operadora, mas pode levar vários meses para a rede ultrarrápida entrar em operação depois que elas arrematarem os direitos de utilização do espectro, já que são necessários ajustes na infraestrutura de equipamentos transmissores e receptores para evitar interferências em outros serviços.

“A limpeza de espectro é necessária porque algumas das frequências alocadas para o 5G podem ter interferência com satélites”, explicou Ricotta. “Estamos fazendo testes ainda e mostrando para Anatel o que precisa ser feito, então o 5G deve entrar em operação mais para o fim de 2020 ou começo de 2021”, acrescentou.

Título: Ericsson vê rede 5G em operação no Brasil até 2021, diz presidente
Atualizada: julho 24th, 2019
Autor: APW Brasil
« De volta para Notícias