O que é o 5G e que melhorias ele trará para os usuários?

A tecnologia 5G é protagonista do grande evento das indústrias de smartphones, o Mobile World Congress, e promete trazer mais do que velocidade.

A tecnologia 5G volta a ser protagonizar a Mobile World Congress (MWC), mas, diferentemente de edições passadas do evento, desta vez as principais empresas do mundo já trouxeram equipamentos capazes de utilizar essa nova rede, que já deve entrar em operação nos Estados Unidos e na Coreia do Sul ainda em 2019.

Mas o que é exatamente o 5G e que avanços ele trará em relação à geração anterior, o 4G? Esses são alguns pontos essenciais para entender o 5G representará para o futuro das redes móveis.

O que é o 5G?
É a rede móvel de quinta geração, entendendo por geração cada um dos períodos vividos pela telefonia celular desde sua invenção. Cada uma delas trouxe avanços tecnológicos próprios. Primeiro, o 1G só permitia ligações entre os telefones. O 2G introduziu os SMS, o 3G colocou a internet nos celulares e o 4G ampliou a velocidade de conexão, permitindo que os smartphones acessassem a banda larga.

Quais são as melhorias que o 5G vai trazer em relação ao 4G?
São principalmente três. Em primeiro lugar, a nova rede multiplicará a velocidade das comunicações móveis, atingindo picos de até 10 Gbps, mais rápida do que a oferecida atualmente pela fibra óptica. Com isso, é possível baixar um seriado em segundos.

Título: O que é o 5G e que melhorias ele trará para os usuários?
Atualizada: fevereiro 26th, 2019
Autor: APW Brasil
« De volta para Notícias