Pontes quer satélite da Telebras em pleno uso já nos primeiros 100 dias do novo governo

Ministro diz que trabalha para superar as travas jurídicas em torno do desenvolvimento dessa estrutura.

O ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Marcos Pontes, disse, nesta quarta-feira (9), que uma das prioridades da pasta para os primeiros 100 dias do novo governo é ativar o uso do satélite da Telebras para levar a banda larga “para as regiões, especialmente essas regiões mais distantes ou menos favorecidas pelo sinal aqui no país”. Em entrevista à Secretaria de Comunicação, o ministro afirmou que há algumas travas jurídicas em torno do desenvolvimento dessa estrutura.

Outra prioridade é levar a ciência e tecnologia para o ensino fundamental, para o ensino médio. Pontes afirmou que já existe uma parceria com o Ministério da Educação de levar robótica, astronomia, rádio amador, eletrônica para as escolas públicas no Brasil.

O ministro disse também que a nova estrutura do MCTIC está preparada para servir como uma ferramenta para os outros ministérios. “Nós temos dentro do ministério conhecimento, nós temos centros de pesquisas espalhados em várias áreas do conhecimento aqui no Brasil. Cientistas extremamente capazes, nós temos centros de inovação que pretendemos colocar em várias regiões do país, segundo a vocação de cada região, para incentivar a criação de novas startups por exemplo, para melhorar produtos existentes, serviços existentes”, ressaltou.

Uma das tarefas da nova estrutura, disse Pontes, é a criação de índices de retorno de investimento, medir a eficiência da organização. O objetivo é atrair o financiamento das empresas privadas, além de contar com os recursos da Finep. “E para que você acompanhe esses projetos de uma forma mais competente”, adiantou.

Título: Pontes quer satélite da Telebras em pleno uso já nos primeiros 100 dias do novo governo
Atualizada: janeiro 16th, 2019
Autor: APW Brasil
« De volta para Notícias