Antenas em Postes de Luz para Melhorar Cobertura

Em meio ao aumento da demanda por internet móvel, as operadoras de telefonia celular estão buscando alternativas urbanísticas mais amigáveis para a instalação de antenas, e uma delas é utilizar os postes de iluminação, estratégia já adotada pela Vivo e analisada por Oi, TIM, Claro e Nextel.

De acordo com dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), existem hoje mais de 60 mil torres de telecomunicações no Brasil. Mas com o aumento estimado de 200% do tráfego de rede com uso de tablets e smartphones nos últimos anos, essas instalações já não são suficientes para atender a demanda, segundo o SindiTelebrasil (sindicato das empresas do setor).

Para apresentar alternativas mais amigáveis do ponto de vista urbanístico, a Vivo lançou em 2013 o projeto-piloto “Site Sustentável” em parceria com o Sinditelebrasil e aprovado pela prefeitura do Rio de Janeiro. O projeto consiste em colocar antenas em postes de iluminação, em modelos com menor impacto, com equipamentos enterrados, o que evita instalar elementos novos sobre o mobiliário urbano.

A Vivo entrou recentemente com pedido para patentear a tecnologia, mas informa estar disposta a abrir mão da patente para que outras operadoras de telefonia móvel adotem o projeto. Segundo Capdeville, algumas concorrentes já entraram em contato. A ideia começará a ser implantada em Manaus, e a empresa negocia com os governos de São Paulo, Aracaju e Distrito Federal.

Em média, são instaladas de dez a 20 antenas em geral diariamente no país, segundo o diretor do Sinditelebrasil, Carlos Duprat. “A previsão é dobrar o número de antenas em três anos.”

Se você é dono de uma propriedade que possui uma torre ou antena de telefonia móvel, nós da APW Brasil oferecemos a opção de comprar seu contrato de locação de antena de celular com um alto pagamento à vista. Dessa forma, você elimina o risco de perder uma renda mensal importante por fatores incontroláveis como mudanças tecnológicas e garante o retorno certo do dinheiro em investimentos de sua preferência.

Entre em contato hoje com um de nossos diretores de aquisição e descubra se o seu contrato se qualifica para nossos investimentos. Ligue para 0800 591 6072 ou mande um e-mail aqui.

Informações retiradas de notícia publicada pelo: G1

Título: Antenas em Postes de Luz para Melhorar Cobertura
Atualizada: dezembro 10th, 2015
Autor: APW Brasil
« Voltar ao Blog