Em meio ao aumento da demanda por internet móvel, as operadoras de telefonia celular estão buscando alternativas urbanísticas mais amigáveis para a instalação de antenas, e uma delas é utilizar os postes de iluminação, estratégia já adotada pela Vivo e analisada por Oi, TIM, Claro e Nextel.
De acordo com dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), existem hoje mais de 60 mil torres de telecomunicações no Brasil. Mas com o aumento estimado de 200% do tráfego de rede com uso de tablets e smartphones nos últimos anos, essas instalações já não são suficientes para atender a demanda, segundo o SindiTelebrasil (sindicato das empresas do setor).
Para apresentar alternativas mais amigáveis do ponto de vista urbanístico, a Vivo lançou em 2013 o projeto-piloto “Site Sustentável” em parceria com o Sinditelebrasil e aprovado pela prefeitura do Rio de Janeiro. O projeto consiste em colocar antenas em postes de iluminação, em modelos com menor impacto, com equipamentos enterrados, o que evita instalar elementos novos sobre o mobiliário urbano.
A Vivo entrou recentemente com pedido para patentear a tecnologia, mas informa estar disposta a abrir mão da patente para que outras operadoras de telefonia móvel adotem o projeto. Segundo Capdeville, algumas concorrentes já entraram em contato. A ideia começará a ser implantada em Manaus, e a empresa negocia com os governos de São Paulo, Aracaju e Distrito Federal.
Em média, são instaladas de dez a 20 antenas em geral diariamente no país, segundo o diretor do Sinditelebrasil, Carlos Duprat. “A previsão é dobrar o número de antenas em três anos.”
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Informações retiradas de notícia publicada pelo: G1