Blog

As mais recentes gerações de tecnologia móvel


A constante evolução da tecnologia móvel visa suprir as demandas dos usuários por conectividade, ao mesmo tempo em que tenta promover soluções para diversos aspectos do nosso dia-a-dia. A cada nova geração disponibilizada no mercado, podemos observar melhorias tanto em conectividade quanto em possibilidades de uso e interação.

Ao longo dos últimos anos, algumas gerações diferentes de tecnologia móvel chegaram aos usuários, sendo elas a 3G, a 4G, a 4G Advanced e a 5G, que começou a ser implementada no mercado internacional recentemente.
(mais…)

Os benefícios da gestão profissionalizada do seu contrato de locação pela APW Brasil

O mercado de telecomunicações é movido pela uma forte dinâmica tecnológica e organizacional. Fusões e aquisições de operadoras, compartilhamento de infraestruturas, desenvolvimento de novas tecnologias, regulamentações e novas demandas são alguns exemplos do dinamismo comum da indústria de telecomunicações em todo o mundo.

(mais…)

Novas tecnologias para a distribuição do sinal de telefonia celular

A tecnologia de distribuição de sinal de telefonia celular se renova constantemente e a implantação das chamadas “gerações” de transmissão tem sido progressivamente mais rápida nos últimos anos. Da mesma forma que nossos aparelhos celulares evoluíram e passaram a ter outras funções, também a tecnologia de transmissão do sinal se modificou e é alvo de novos projetos e formatos inovadores.

A tradicional rede de telefonia celular, composta por torres de telecomunicações e antenas instaladas nos terraços dos edifícios de grandes centros urbanos, é cada dia mais inviável para as operadoras em termos de custos operacionais e funcionalidade. Logo, novas opções têm se tornado mais eficazes e práticas para acompanhar as mudanças e demandas de uma sociedade cada vez mais conectada.

Mais…

A Indústria de Infraestrutura de Telecomunicações no Brasil

No Brasil, a indústria de telecomunicações é liderada por 4 operadoras, responsáveis por 95% da renda gerada por este setor. As empresas de telecomunicações operam a partir de uma rede de infraestruturas utilizada para oferecer cobertura celular e que precisa ser modernizada conforme a tecnologia evolui. Por essa razão, a indústria de telecomunicações é diretamente influenciada pelo desenvolvimento de novas tecnologias e infraestruturas, como na transição do 4G para o 5G.

As mudanças tecnológicas impactam a forma com que as infraestruturas são utilizadas pelas operadoras de telefonia celular, de modo que estas têm que modificar seus equipamentos e até a realocar suas infraestruturas de acordo com as necessidades das novas tecnologias. Por exemplo, enquanto o equipamento utilizado para a tecnologia 3G precisa ser alocado em lugares altos, como montanhas e terraços de edifícios, para otimizar a distribuição do sinal, o 4G requer que os equipamentos estejam conectados por fibra óptica para operarem. Por ser altamente custoso modificar todo o sistema 3G pelo 4G, as operadoras têm investido na instalação de mini antenas para substituir o equipamento hoje utilizado para a distribuição da tecnologia 3G. Então, o que vai acontecer com a infraestrutura atual nos próximos anos com a introdução da tecnologia 5G?

Mais…

Contratos de locação de torres de telefonia celular como uma nova classe de ativos

O mundo dos investimentos vai além de ações e títulos. Como a demanda por cobertura celular e a expectativa de acesso ininterrupto à internet continuam a crescer, quem possui contratos de locação de torres e antenas celulares tem importante um ativo financeiro como alternativa em seu portfólio de investimentos. Se você fosse procurado por uma operadora de telefonia celular que quisesse instalar uma infraestrutura na sua propriedade em troca de um aluguel mensal, você assinaria esse contrato de locação com a operadora?

Se a sua resposta para esta questão já é um sim convicto ou se você ainda está considerando suas opções, a APW Brasil pode lhe fornecer todas as informações que você precisa para tomar a melhor decisão.

Mais…

O que é o 5G e como ele vai impactar a sua vida?

Provavelmente você já começou a ouvir falar sobre o 5G, mas ainda não sabe o que significa e nem quais são as inovações tecnológicas envolvidas. Desde o início do mercado de telefonia celular, você deve ter tido uma considerável variedade de aparelhos e experimentado novas formas de interação com a tecnologia em cada modelo que possuiu. Atualmente, uma conexão estável de internet é praticamente considerada uma necessidade básica. Além disso, hoje não são apenas seu celular e computador que requerem acesso à internet móvel. Todos sabemos que a tecnologia deixa nossa vida mais fácil, mas isso não significa que saibamos como o 5G tornará nossa vida melhor.

Antes de chegarmos neste ponto, precisamos deixar algo claro: não há ainda uma definição oficial para o 5G. O padrão do 5G começou a ser definido apenas em 2018. No entanto, há algumas características com as quais as principais empresas envolvidas nesta discussão estão de acordo.

Mais…

Cessão do Contrato de Locação de Telefonia Celular: Termos e Condições

Cessso do Contrato de Locacao de Telefonia Celular Termos e Condições

Você provavelmente já conhece os benefícios de receber um alto valor pela cessão do seu contrato de locação de telefonia celular. Entretanto, ainda se pergunta quais são os termos e condições desse tipo de transação? Aprender mais sobre os termos e condições da venda do seu contrato de locação de antena celular pode ajuda-lo a esclarecer suas dúvidas sobre este modelo de negócio.

A Propriedade Continua Sendo Sua

A APW Brasil compra somente o direito de receber o aluguel pago pela operadora por um prazo determinado. Portanto, esta não é uma proposta de compra da propriedade, de modo que você continua tendo a posse legal do imóvel. Ao ceder os direitos do seu aluguel para a APW Brasil, você receberá um alto pagamento à vista que pode representar vários anos do seu aluguel mensal.

É importante ressaltar que a APW Brasil compra os direitos de receber os aluguéis por um período específico. Isto significa que tais direitos adquiridos retornam para você assim que o contrato com a APW Brasil terminar.

Mais…

Os Benefícios de Reinvestir o Valor Pago por seu Contrato de Locação

APWBrasil - Os Beneficios de Reinvestir o Valor Pago por seu Contrato de Locacao

Você já recebeu uma oferta de compra do seu contrato de locação de torre celular? Você está se perguntando se esta seria uma jogada inteligente?

Os contratos de locação de torres celulares podem variar muito, de cidade para cidade, de estado para estado, mas uma coisa que todos possuem em comum é o fato do valor total ser apenas recebido ao fim de um longo-prazo. A APW Brasil pode oferecê-lo um alto valor à vista por seu contrato de locação de torre celular em troca do recebimento dos aluguéis futuros que você receberia pela torre ou antena celular da sua propriedade. O que você irá fazer com este dinheiro fica inteiramente a seu critério e as possibilidades de reinvestimento são infinitas.

Mais…

Compartilhamento de Rede de Dados de Telefonia Celular

Você sabia, como proprietário, que o compartilhamento de torres e antenas de telefonia celular é uma tendência crescente? O compartilhamento de rede promove muitos benefícios para as operadoras celulares, incluindo a redução de custos e a expansão da sua cobertura celular em áreas onde o espaço para antenas e torres celulares é limitado. O compartilhamento de rede pode ainda ter um impacto positivo no meio ambiente, devido à otimização de recursos escassos.

O compartilhamento da rede cresce como alternativa econômica não somente de expansão da rede das operadoras, mas também para racionalização dos custos. Cada vez mais, as operadoras buscam formas de atuação conjunta para diminuir os custos da transmissão de sinal.

Mais…

A recuperação judicial da Oi e a evolução do setor de infraestrutura de telecomunicações

Autor: Luciano Magalhães
Edição: Eduardo Liuzzi

Há alguns dias, o Brasil acordou com a notícia da maior recuperação judicial da história do país. Com um endividamento que, segundo a imprensa, beira a casa dos 50 bilhões de reais, a Oi iniciou um processo judicial de renegociação com seus credores. O que parecia impossível ocorreu. Para os locadores de antenas de telefonia celular, fica um aviso dos riscos inerentes a contratos de locação de telefonia celular. As consequências do processo iniciado pela Oi ainda não podem ser antecipadas. Para auxiliar na compreensão do que ocorreu com a operadora, é importante fazer uma breve retrospectiva do desenvolvimento do setor de infraestrutura de telecomunicações.

Na fase inicial do mercado, após a privatização das telecomunicações no Brasil, as operadoras competiam por cobertura. A capacidade de prover sinal para determinada área era um diferencial competitivo. Era muito comum haverem cidades ou regiões que eram atendidas apenas por uma operadora. Ainda hoje temos marcas dessa etapa do mercado. É muito comum ver locais com torres e antenas muito próximas umas das outras.

Mais…

Mini Antenas: A grande Inovação em Comunicação de Telefonia Celular

Tradução/Adaptação: Mariana Almeida
Edição: Luciano Magalhães

Mini Antenas

O crescimento exponencial no tráfego de dados está levando as operadoras de telefonia móvel a encontrar novas soluções, estratégias de curto e longo prazo para aliviar a pressão do aumento no tráfego de dados. Enquanto as torres de celular existentes simplesmente não são capazes de atender a demanda em áreas de alto tráfego, as operadoras de telefonia celular percebem que a construção de torres de celular tradicionais nem sempre é uma solução viável. Isso se deve à grande quantidade de espaço físico que estas instalações requerem, juntamente com o preço elevado de construção e manutenção.

A solução está na tecnologia de mini antenas. Com um tamanho menor, esta nova alternativa pode fornecer cobertura de até 10 metros em zonas urbanas, e até 2 km para regiões mais rurais. Apesar de as mini antenas ainda não serem maioria, elas estão em ascensão. Em muitos caso, são a melhor solução para lidar com o tráfego de dados em áreas de alta densidade, de forma confiável, barata e fácil de instalar.

Mais…

Um real hoje vale mais do que um real amanhã – o aspecto financeiro do valor temporal do dinheiro.

Tradução/Adaptação: Mariana Almeida
Revisão: Luciano Magalhães

O dinheiro hoje vale muito mais do que no futuro em termos de poder de compra. Em 1994, antes de dirigir até o supermercado para comprar um litro de leite por R$0,52, você provavelmente reclamaria de pagar R$0,55 pelo litro da gasolina para encher o tanque do carro que você tinha acabado de comprar por R$7.243,00. Hoje, o litro do leite custa em média de R$3,07, o litro da gasolina sai em média por R$2,90 e comprar um carro novo vai causar em média um rombo de $34.091,00 em sua conta bancária. Tudo isso deve-se, em grande parte, à inflação.

Mas a inflação não é a única culpada pelo aumento dos custos e nem explica por que em 1994 um apartamento no bairro do Morumbi em São Paulo estava sendo vendido por R$94.340,00, e, hoje, um apartamento nas mesmas condições custa R$800.000,00! Há inúmeras razões que explicam a disparada dos preços nos últimos anos incluindo aspectos como popularidade, eventos mundiais, diminuição de recursos, fenômenos naturais, tecnologia, etc.

Mais…

Os Efeitos da 4G LTE na Rede Wireless

Autor(a): Monike Ferreira
Tradução/Adaptação: Mariana Almeida

APWBrasil 4G

Com velocidades cada vez mais rápidas, o acesso à Internet a partir de seu telefone celular tornou-se ainda mais conveniente e às vezes mais rápido do que usando o computador de casa. Este é o tipo de tecnologia que traz maior mobilidade, dando-nos a capacidade de realizar qualquer ato em qualquer lugar.

Através dos anos, a posse de smartphones vem aumentando, com 80% dos adultos possuindo pelo menos um smartphone e ficando conectados cerca de 11 horas por dia. Sem expansão da rede, esse aumento na demanda de dados pode afetar negativamente o desempenho de seu smartphone, reduzindo sua velocidade. É extremamente frustrante tentar visitar uma página ou assistir a um vídeo na internet e a conexão simplesmente não funcionar. Queremos que a nossa internet seja sempre a mais rápida possível. Nossas vidas sofreram significativas mudanças após a introdução da tecnologia 3G e uso de dados móveis. E com posterior disseminação da inovativa tecnologia 4G LTE, o acesso só tende a melhorar. Por que essa tecnologia faz tanta diferença em nossas vidas?

Mais…

Como Funciona o Processo de Venda do Meu Contrato de Locação de Telefonia Celular?

Autor(a): Mariana Almeida
Edição: Luciano Magalhães

No artigo anterior, explicamos que é possível e totalmente legal a venda do seu contrato de locação de telefonia celular. Agora, queremos que você conheça o passo-a-passo de forma simplificada do nosso processo de negociação da venda do aluguel da antena de celular. Nós da APW Brasil prezamos a transparência, pois acreditamos que quanto mais esclarecidos e cientes das etapas do processo estiverem nossos clientes, mais rápido será a conclusão do investimento.

O primeiro passo é identificar propriedades que possuem antenas de telefonia celular. Nós chegamos a esses endereços por meio de dados públicos divulgados no site da Anatel – Agência Nacional de Telecomunicações. Após essa identificação inicial, realizamos extensivo processo de seleção, a fim de entrar em contato com os proprietários nas regiões mais estratégicas para os nossos investimentos. A ordem em que realizamos essa abordagem inicial responde a parâmetros internos. Se você não foi contatado ainda, entre em contato com nossa equipe de aquisição para ver se seu contrato de locação de telefonia celular se qualifica para os nossos investimentos.

Mais…

Posso Vender Meu Contrato de Locação de Telefonia Celular?

Autor(a): Mariana Almeida
Edição: Luciano Magalhães

Hoje, os proprietários de contratos de locação de telefonia celular têm a opção de transformá-lo em um alto capital à vista. É justamente essa oportunidade que a APW Brasil traz para o mercado brasileiro.

No exterior, a compra e venda de contratos de locação de telefonia celular é prática bastante utilizada e difundida, com diversas empresas atuando nessa modalidade. A APWireless, com sede nos Estados Unidos, é uma das empresas líderes no seguimento. Devido ao sucesso de nossos investimentos no mercado norte-americano, decidimos expandir internacionalmente. Na América do Sul, já estamos presentes no Brasil e no Chile. Somos pioneiros na compra e gestão de contratos de locação de telefonia celular aqui no país.

Mais…

Estabilidade na “Tempestade Global” – Os Benefícios da Venda da Gestão de Contratos de Telefonia Celular em Momentos de Extrema Volatilidade Financeira, Econômica e Política.

Tradução: Raphael Assumpção, Luciano Magalhaes

Por vários anos, o mundo tem sido varrido por fortes ventos da crise financeira, econômica e política. A cada novo dia, manchetes destacam a volatilidade na Europa e no mundo.

A volatilidade econômica global não pode ser ignorada, deste modo, o que isso significa para os executivos das operadoras de telefonia móvel ou proprietários de áreas que possuem uma antena de telefonia celular?

Em tempos de crise e volatilidade, ter estabilidade se torna cada vez mais difícil. Sabemos disso intuitivamente. Empregando o modelo Black-Scholes e outros métodos, é possível determinar um preço à volatilidade dos mercados financeiros. Sem se perder em algoritmos complexos, a premissa básica é: com o aumento da volatilidade, os custos dos instrumentos financeiros, tais como título de crédito, também aumentam substancialmente. Em outras palavras: com o aumento da volatilidade, o valor da estabilidade também cresce.

Mais…

APWireless: É Possível Criar Parcerias Ganha-Ganha Tanto com Proprietários Quanto Operadoras de Telefonia Móvel.

Em anos recentes, as operadoras de telefonia móvel têm contratado empresas para reduzir aluguéis nos contratos de locação de telefonia celular. Na maioria dos casos, a empresa monta operação de telemarketing para contatar os proprietários com um discurso “enlatado” de que as operadoras de telefonia móvel estão redefinindo suas redes e que os proprietários podem proteger seu contrato de locação de telefonia celular de te por meio de uma redução, em alguns casos bastante significativa, de aluguel. Em outras palavras, estes prestadores de serviço atuam conforme os interesses das operadoras e contra os interesses dos proprietários.

Esta abordagem contribui para uma crescente desconfiança entre operadoras de telefonia móvel e proprietários de contratos de locação de telefonia celular. Na APW Brasil, nós provamos que existe uma alternativa melhor, uma solução “ganha-ganha” que interessa tanto a operadoras de telefonia móvel quanto a locadores: a compra de contratos de telefonia celular.

Mais…

Oi Passa por Fragilidade e Pode Ser Comprada pela TIM

Segundo fontes ouvidas pela agência de notícias Reuters, devidos as dificuldades da Oi na fusão com a Portugal Telecom e a recente perda de seu presidente-executivo, Zeinal Bava, já está gerando preocupações no mercado e governo sobre a instabilidade da empresa. Nesse cenário uma venda da Oi para a TIM ou até uma fusão entre as duas operadoras já começa a ser mencionado entre integrantes do governo, pois somente assim a operadora poderia concorrer com as outras gigante do país, VIVO e Claro.

Segundo avaliação de fonte do governo federal, a redução do número de concorrentes no mercado não é o cenário ideal, mas poderia ser de certa forma compensado pelo aumento da capacidade de investimento da empresa resultante.

Mais…

Aplicativo da Anatel Permite Consulta sobre Qualidade da Telefonia Celular

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) lançou um aplicativo que permite consultar a qualidade do serviço das operadoras de telefonia celular. O Anatel Serviço Móvel está disponível para celulares com sistemas Android e iOS. Eles podem ser encontrados nas lojas de aplicativos Google Play e Apple App Store.

Pelo aplicativo, o usuário poderá consultar a qualidade dos serviços de voz e dados nas redes das operadoras do serviço móvel em todos os municípios brasileiros. O usuário também consultará o ranking das operadoras de telefonia móvel, construído a partir dos indicadores de acessibilidade, conexão, quedas e desconexão aferidos. Será possível, ainda, acompanhar a evolução da qualidade a partir da consulta ao histórico desses indicadores, em intervalos de até 12 meses.

Mais…

Números de Linhas de Celulares tem Crescimento Exorbitante no Brasil

O número de linhas de celulares ativas no país chegou a 277,41 milhões em agosto deste ano. De acordo com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), houve um acréscimo de 1,26 milhão de linhas no oitavo mês do ano.

As linhas pré-pagas são maioria (76,73%) e as pós-pagas representam 23,27% do total. A teledensidade de celulares, em agosto, chegou a 136,7 acessos para cada grupo de 100 habitantes. A maior densidade está no Distrito Federal, onde há 218,75 linhas para cada grupo de 100 pessoas.

Mais…

Mudanças no Setor de Telefonia Sem Fio Ameaçam Locadores

Recentes mudanças econômicas e tecnológicas mudaram a forma como as operadoras de telefonia sem fio operam. Hoje em dia a maioria das operadoras de telefonia móvel enfrentam problemas financeiros e buscam desesperadamente por alternativas para reduzir seus custos operacionais. Infelizmente, nem sempre os parceiros mais antigos saem ilesos nesse processo. A alternativa encontrada pelas as operadoras de telefonia móvel tem sido operar suas redes da forma mais eficiente possível, resultando em mudanças de longo prazo nas estratégias de aluguel dos locais alugados para instalação de equipamentos.

Mais…

Antenas em Postes de Luz para Melhorar Cobertura

Em meio ao aumento da demanda por internet móvel, as operadoras de telefonia celular estão buscando alternativas urbanísticas mais amigáveis para a instalação de antenas, e uma delas é utilizar os postes de iluminação, estratégia já adotada pela Vivo e analisada por Oi, TIM, Claro e Nextel.

De acordo com dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), existem hoje mais de 60 mil torres de telecomunicações no Brasil. Mas com o aumento estimado de 200% do tráfego de rede com uso de tablets e smartphones nos últimos anos, essas instalações já não são suficientes para atender a demanda, segundo o SindiTelebrasil (sindicato das empresas do setor).

Mais…

Anatel Aprova Uso de Miniantenas Para Melhorar Sinal

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) aprovou uma resolução que permite o uso das femtocélulas, miniantenas que replicam o sinal das operadoras de telefonia celular.

Os equipamentos têm limite de 1 watt de potência, com alcance de até 120 metros. As miniantenas não vão precisar de licenciamento da Anatel para funcionar, como as antenas tradicionais, apenas certificação e homologação.

Mais…