As mais recentes gerações de tecnologia móvel


A constante evolução da tecnologia móvel visa suprir as demandas dos usuários por conectividade, ao mesmo tempo em que tenta promover soluções para diversos aspectos do nosso dia-a-dia. A cada nova geração disponibilizada no mercado, podemos observar melhorias tanto em conectividade quanto em possibilidades de uso e interação.

Ao longo dos últimos anos, algumas gerações diferentes de tecnologia móvel chegaram aos usuários, sendo elas a 3G, a 4G, a 4G Advanced e a 5G, que começou a ser implementada no mercado internacional recentemente.

As tecnologias 3G, 4G e 4G Advanced

Em geral, a maior diferença entre as tecnologias 3G e 4G é a velocidade: a 4G traz banda larga para o seu celular e tem velocidades até dez vezes mais rápidas que a tecnologia 3G, além de permitir maior capacidade de download e upload. A 4G Advanced (também conhecido como 4G+ ou 4,5G) é um aprimoramento da tecnologia 4G, ainda mais rápida e com menor tempo de latência.

A princípio, a 4G era um serviço somente de plano de dados para internet móvel, enquanto as ligações continuavam a ser processadas pela rede 3G. Nos últimos meses, as operadoras começaram a usar a rede 4G para serviços de chamadas (VoLTE) em algumas regiões do país.

A cobertura 3G e 4G ainda não foi implementada em todo o território nacional ou até mesmo em todos os países do mundo. Mesmo que estas tecnologias estejam ativas há bastante tempo, as operadoras ainda não conseguem garantir o fornecimento dos sinais 3G e 4G em muitas regiões do país, devido ao seu alto custo de implementação.

Estas gerações ajudaram a introduzir um novo conceito de uso da internet aos usuários e a identificar problemas com a distribuição de sinal e déficits das próprias tecnologias. Logo, a 3G, 4G e 4G Advanced serviram como base para o desenvolvimento da 5ª geração de internet móvel, que chega ao mercado e começará a ser implementada nos próximos anos.

O diferencial da 5G

Com velocidade e capacidade de upload e download expressivamente superiores e tempo de latência muito inferior às tecnologias 3G, 4G e 4G Advanced, a evolução para a 5G nos permitirá maior conectividade e interação tanto com o celular, tablet e notebook, como também com carros, eletrodomésticos, smart TVs, entre outros.

A tecnologia 5G permite diferentes possibilidades de difusão do sinal, tornando-se mais viável de ser distribuída que as gerações anteriores. Enquanto a rede 4G requer conexão de fibra óptica, a rede 5G contará com a difusão de sinal também via satélite, abrangendo até as regiões mais remotas de forma mais eficiente e econômica para as operadoras .

Para os grandes centros urbanos, o uso de mini antenas instaladas em postes de luz e pontos de ônibus, por exemplo, são uma forte tendência da 5G. A nova tecnologia demanda que os equipamentos fiquem mais próximos do solo e uns dos outros, pois ela funciona a base de ondas milimétricas de altíssima frequência que, por sua vez, não conseguem viajar longas distâncias.

De modo geral, a 5G poderá ser distribuída de forma mais rápida que as gerações anteriores. Satélites, mini antenas e outros recursos, como o compartilhamento de infraestruturas, serão essenciais para um fornecimento de sinal mais homogêneo, barato e rápido por todo o país.

O aumento da conectividade e a nova experiência dos usuários

A chegada da 5G promete promover o aumento da nossa interação com os mais diversos dispositivos e a possibilidade destes conectarem-se entre si, resultando na chamada Internet das Coisas.

A alta velocidade, capacidade e o tempo de latência significativamente menor da 5G serão os recursos necessários para que tenhamos uma experiência completa de conectividade e interação com os dispositivos.

A 5G tem movimentado o mercado e mostrado que a proposta da Internet das Coisas é uma tendência que chega pra ficar. Além da conectividade, a 5G também chega para revolucionar a forma com a qual o sinal chega até nós, tirando das operadoras a dependência das convencionais torres e antenas de telefonia celular.

Você pode saber mais sobre a 5G lendo o nosso artigo O que é o 5G e como ele vai impactar na melhora da sua vida?

Título: As mais recentes gerações de tecnologia móvel
Atualizada: setembro 17th, 2019
Autor: APW Brasil
« Voltar ao Blog