Os Efeitos da 4G LTE na Rede Wireless

Autor(a): Monike Ferreira
Tradução/Adaptação: Mariana Almeida

APWBrasil 4G

Com velocidades cada vez mais rápidas, o acesso à Internet a partir de seu telefone celular tornou-se ainda mais conveniente e às vezes mais rápido do que usando o computador de casa. Este é o tipo de tecnologia que traz maior mobilidade, dando-nos a capacidade de realizar qualquer ato em qualquer lugar.

Através dos anos, a posse de smartphones vem aumentando, com 80% dos adultos possuindo pelo menos um smartphone e ficando conectados cerca de 11 horas por dia. Sem expansão da rede, esse aumento na demanda de dados pode afetar negativamente o desempenho de seu smartphone, reduzindo sua velocidade. É extremamente frustrante tentar visitar uma página ou assistir a um vídeo na internet e a conexão simplesmente não funcionar. Queremos que a nossa internet seja sempre a mais rápida possível. Nossas vidas sofreram significativas mudanças após a introdução da tecnologia 3G e uso de dados móveis. E com posterior disseminação da inovativa tecnologia 4G LTE, o acesso só tende a melhorar. Por que essa tecnologia faz tanta diferença em nossas vidas?

Com velocidades reais de até 1 GB por segundo, 4G ou “quarta geração” de dados móveis é até 10 vezes mais rápida do que a 3G. Isso significa que um arquivo MP3 baixado em uma rede 4G levaria apenas 10 segundos enquanto o mesmo arquivo levaria 4 minutos em uma rede 3G. Capacidades de 4G são ideais para desfrutar plenamente o que os smartphones têm para oferecer.

A transmissão wireless mais rápida atualmente é a 4G LTE (em inglês Long Term Evolution, ou Evolução a Longo Prazo). Num cenário perfeito, as redes 4G LTE podem baixar dados a velocidades entre 5 e 12 MB por segundo, permitindo aos usuários transmitir vídeo ao vivo ou interagir em jogos multi-player com quase sem nenhuma interrupção. Na realidade, a 4G LTE atinge velocidades de download de apenas 3 a 8 MB por segundo devido ao congestionamento da rede. Este é o resultado da má cobertura 4G LTE enquanto a tecnologia continua a ser implementada.

A contínua construção e expansão da rede 4G LTE pode parecer encorajadora aos proprietários de contratos de locação de telefonia celular por causa da segurança implícita que ela traz, mas as antenas de celular existentes não estão fora de riscos. São inúmeros os fatores que desempenham um papel na identificação da localização ideal para instalação de tecnologia 4G. Geralmente, isso significaria modificar uma estrutura já existente 3G para acomodar a nova tecnologia, mas também pode significar a instalação em um local diferente. Com novas estruturas e melhor tecnologia em infraestruturas já existentes, a sobreposição de cobertura é inevitável. Redundância em cobertura é uma despesa desnecessária para as operadoras de telefonia móvel. Em um esforço para reduzir gastos desnecessários as operadoras podem decidir rescindir contratos de locação de telefonia celular ou mesmo desinstalar os equipamentos.

No final, a rede se torna mais rápida e confiável, o que é ótimo para a população em geral. No entanto, pode ser prejudicial para aos proprietários de equipamentos individuais que acabam perdendo suas rendas provindas do aluguel da antena de celular com as alterações na rede.

Fontes:

| www.statista.com | www.techcrunch.com | www.androidauthority.com | www.verizonwireless.com | www.digitaltrends.com | gadgetwise.blogs.nytimes.com |

Título: Os Efeitos da 4G LTE na Rede Wireless
Atualizada: abril 28th, 2016
Autor: APW Brasil
« Voltar ao Blog