Mini Antenas: A grande Inovação em Comunicação de Telefonia Celular

Tradução/Adaptação: Mariana Almeida
Edição: Luciano Magalhães

Mini Antenas

O crescimento exponencial no tráfego de dados está levando as operadoras de telefonia móvel a encontrar novas soluções, estratégias de curto e longo prazo para aliviar a pressão do aumento no tráfego de dados. Enquanto as torres de celular existentes simplesmente não são capazes de atender a demanda em áreas de alto tráfego, as operadoras de telefonia celular percebem que a construção de torres de celular tradicionais nem sempre é uma solução viável. Isso se deve à grande quantidade de espaço físico que estas instalações requerem, juntamente com o preço elevado de construção e manutenção.

A solução está na tecnologia de mini antenas. Com um tamanho menor, esta nova alternativa pode fornecer cobertura de até 10 metros em zonas urbanas, e até 2 km para regiões mais rurais. Apesar de as mini antenas ainda não serem maioria, elas estão em ascensão. Em muitos caso, são a melhor solução para lidar com o tráfego de dados em áreas de alta densidade, de forma confiável, barata e fácil de instalar.

Comparável ao tamanho de uma caixa de sapato, as mini antenas são discretas e podem ser implementadas em estruturas já existentes, como postes de iluminação, cartazes, outdoors e na fachada de edifícios. O ditado diz que coisas boas vêm em embalagens pequenas. Contudo, ainda que as mini antenas possam ser a solução para melhorar a cobertura de dados, elas trazem ameaças para os locadores de torres e antenas de celular. Com a implementação maciça de mini antenas na rede, aumenta a probabilidade de que torres de celular tradicionais sejam extintas, reduzindo as despesas operacionais das operadoras. Em outras palavras, quando uma quantidade determinada de mini antenas é introduzida em uma área, cria-se uma sobreposição de sinal que pode tornar as torres de celular tradicionais desnecessárias. Nesses casos, as operadoras provavelmente vão considerar a desinstalação dos equipamentos obsoletos.

É importante para os locadores de terrenos com torres de telefonia celular tradicionais em sua propriedade compreender os riscos que esta nova tecnologia pode apresentar. A mini antena é apenas um dos muitos avanços tecnológicos a serem considerados.

3 principais razões que as operadoras de telefonia celular estão adotando as mini antenas:

  1. Os usuários irão obter velocidades de download e upload muito mais rápidas.
  2. Mini antenas são menos suscetíveis a interferências, resultando em conexões mais fortes.
  3. O custo de construção e manutenção das mini antenas é muito inferior ao de torres tradicionais.

Fontes:

| www.ruckuswireless.com | www.telecoms.com | www.verizonwireless.com

Título: Mini Antenas: A grande Inovação em Comunicação de Telefonia Celular
Atualizada: abril 28th, 2016
Autor: APW Brasil
« Voltar ao Blog