O risco de rescisão é o motivo da existência da APW Brasil. O seu objetivo é simples, a APW Brasil compra os direitos da locação de um locador de telecomunicações durante um período de tempo acordado em troca do pagamento de um alto valor a vista ao proprietário da área ou espaço alugado. A APW Brasil compensa os riscos inerentes a este tipo de contrato possuindo uma grande carteira de ativos em que este risco é diversificado e está distribuído por milhares de contratos de locação. Ao contrário do proprietário que possui apenas um único contrato, a APW Brasil consegue absorver o risco ao perder uma fração do seu fluxo de locação devido à sua dimensão, experiência e capacidade de negociar taxas de mercado justas.
A estratégia da APW Brasil é adquirir uma carteira diversificada de investimentos imobiliários a longo prazo para recolher os fluxos de caixa estáveis e previsíveis, oferecendo soluções financeiras para garantir o futuro do proprietário do local. Quando o contrato com a APW Brasil expira, o proprietário do local começa a receber esse fluxo de caixa novamente, geralmente a uma taxa de mercado mais alta devido às negociações bem-sucedidas.
A APW Brasil elimina o risco do proprietário de perder o fluxo de locação, caso as operadoras decidam remover o seu equipamento e deixar o site. Dão ao proprietário um aporte financeiro adiantado que pode ser usado para liberar o patrimônio da locação e reinvestir o dinheiro em algo mais lucrativo e seguro, quer reinvistam nos seus negócios, em melhorias na casa, no pagamento das suas dívidas, em viagens pelo mundo ou nas mensalidades escolares dos seus filhos. Os benefícios de obter capital inicial são evidentes em negócios anteriores feitos pela empresa.
Por ser um locador de grande escala que opera independentemente das operadoras móveis e empresas de torre, a APW Brasil incentiva os locadores de telecomunicações a educarem-se sobre o que é um mercado fluido. De acordo com a sua experiência, os acordos de telecomunicações não são padronizados. As locações e os direitos do locatário e do proprietário variam, mas muitos proprietários não sabem disso. Se um locatário solicitar que altere os termos de arrendamento estabelecidos, os proprietários devem saber exatamente o que essas mudanças significam de uma perspectiva comercial e legal. Sem a devida atenção, essas alterações podem afetar os termos que anteriormente aceitou e dos quais desfrutou.
Do ponto de vista da locação comercial, uma cláusula atípica encontrada em locações de operadoras é o que impulsiona o modelo de negócios da APW Brasil. As operadoras normalmente incluem linguagem de rescisão nas suas locações, com períodos de aviso de curto prazo, normalmente de 30 dias. A APW Brasil pretende alertar para o fato de que a locação de telecomunicações é uma forma instável de receita; esta não é garantida a longo prazo. Apesar da robustez destas estruturas e do volume de assinantes que dependem destes sites para acessar à rede, o risco de rescisão permanece real devido às cláusulas de rescisão do contrato de locação.
Nas suas transações, a APW Brasil trabalha com os proprietários dos sites, seus advogados e consultores financeiros para garantir que o proprietário esteja esclarecido sobre as negociações. A experiência demonstrou à equipe da APW Brasil que os locadores de telecomunicações muitas vezes carecem das informações de mercado especializadas necessárias ao negociar com os seus locatários. Também recomendam que os proprietários examinem cuidadosamente qualquer papelada recebida do seu locatário de telecomunicações. Para um proprietário com um site de telecomunicações, a APW Brasil pergunta: você está a par das mudanças em curso no mercado que podem ter impacto no desempenho financeiro do seu site de telecomunicações?